quarta-feira, 23 de março de 2011

SER UM HERÓI

Pensando bem, quem, principalmente quando criança, não se ligava numa boa aventura, seja em desenhos animados, filmes ou gibis. Pelo menos os garotos, acho que a maioria. Ainda hoje vemos até roupas para crianças que copiam os "super heróis”. Na verdade essa questão de ser herói ( homem) e heroína ( mulher) é bem possível na nossa vida cotidiana , na nossa carreira cristã. Entre outros significados herói é: Nome dado pelos gregos aos grandes homens divinizados; pessoa de grande coragem ou autora de grandes feitos; aquele que se distingue por seu valor ou por suas ações extraordinárias, principalmente por feitos brilhantes durante a guerra. Será você um Herói? Creio que muitos de nós, socialmente falando, temos sido heróis e isso não é só por viver no Brasil, em qualquer lugar do mundo. Neste sentido vale a pena ler um livro de Sonia Salerno Forjay: “Meu pai não é perfeito” onde um garoto descobre no seu pai que é deficiente físico, um lutador, um herói. Em países sub-desenvolvidos, em países debaixo de governo autoritarista ou onde a religião principal massacra quem crê ou pensa diferente e por aí a fora, existem muitos homens e mulheres, verdadeiros heróis e nem sabem disto.

Quando levamos de vez para a esfera espiritual, para a área da fé, vamos encontrar uma referência na Bíblia que destaca os primeiros heróis, mesmo conhecendo-se os textos que falam de Davi, Sansão, Elias e outros, além de que encontramos vários livros que falam dos Heróis da Fé ( veja exemplo: Heróis da Fé - Orlando Boyer), encontramos um capítulo todo onde se destaca a Fé de cristãos que enfrentaram,situações que levaram muitos, por vezes, até a morte, expondo assim exemplos a serem seguidos na nossa caminhada cristã, vidas que fizeram valer o propósito que ainda hoje é vital, servir com de todo coração ao Senhor Deus, seguindo pelo Caminho da Verdade que é Cristo.Leia, Hebreus 11.

Já a carta toda foi escrita com objetivo de exortar os crentes a permanecerem firmes na fé diante de todas as formas de sutis ataques e ter perseverança através da comunhão com Deus e sua Palavra; estar sempre ativos nos serviços de Deus, na fé em Deus e na consciência do que nos aguarda o futuro(Heb 13-1-25) Muitos crentes estavam no perigo de cair. Ainda que crentes eram indolentes (Hb 5.11-6.12) e desanimados (Hb 12.3-12). Haviam perdido seu entusiasmo inicial pela fé (Hb3.6,14; Hb 4.14; Hb 10.23,35). Haviam deixado de crescer, ou melhor, de progredir, e sofriam de séria deficiência no que tange à compreensão e ao discernimento espirituais (Hb 5.12-14). Estavam deixando de freqüentar as reuniões cristãs (Hb 10.25) e de ser ativamente leais a seus líderes cristãos (Hb10.13-17. Necessitavam ser novamente exortados a imitar a fé daqueles que os tinham precedido na viagem para a glória (Hb 13.7). Tendiam para ser facilmente levados ao redor por ensinos novos e estranhos (Hb 13.9). Corriam o perigo de não estarem à altura das promessas de Deus (Hb 4.1), desviando-se daquilo que tinham ouvido (Hb 2.1). Estavam mesmo no perigo de abandonar completamente a fé, numa deliberada e persistente apostasia (Hb 3.12; Hb 10.26); e esse perigo tornar-se-ia mais grave se deixassem de frear qualquer um que estivesse se movendo nessa direção (Hb 3.13; Hb 12.15). Caso cedesse a tal tentação e viesse a rejeitar realmente o Evangelho de Cristo, não poderia esperar senão o julgamento (Hb 10.26-31).

Pense bem, ser um crente fiel e ativo na obra de Deus hoje, também é ser um herói.

Irmãos adolescentes, jovens e adultos, são muitas as nossas lutas até dentro de nossas casas para nos fazer desistir do nosso alvo, mas vale a pena permanecer firmes, vale a pena ser fiel, mesmo que para muitos você esteja na contra mão, olhe para Jesus, Ele tomou sobre si a cruz e a carregou sem desanimar, por mim e por você. Hoje, Ele é O REI DOS REIS E O SENHOR DOS SENHORES, muito mais agora Ele te dará a vitória.

Pr. O.Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário