sexta-feira, 30 de julho de 2010

A PAZ DE DEUS

A PAZ DE DEUS...

O que é paz? Qual a fonte da verdadeira paz? A verdadeira paz depende das circunstâncias nas quais vivemos?





“Paz” pode significar ausência de conflitos e inimizades; ausência de crises – existenciais, relacionais, econômicas etc.; prosperidade; benção; bem estar interior, mesmo em meio as dificuldades exteriores.

O profeta Isaías afirmou que o Deus Criador, dos céus e da terra, manterá em perfeita paz aquele que Nele confia. “Manter” significa “guardar como um exército guarda um local para segurança do mesmo”.
“Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti” (Isaías 26:3).

A pessoa que confia em Deus mantém seu foco Nele, convicto que Ele é soberano e maior do que todos os seus problemas e suas necessidades. Por isso, ele descansa nos planos e na provisão divina, aguardando no Senhor a direção e a vitória. Assim, quem confia em Deus pode ter Nele paz, mesmo em meio as tempestades e crises da vida.
O apóstolo Paulo escreveu que quando levamos a Deus em oração aquilo que nos preocupa (que rouba a nossa paz), Ele guarda a nossa mente e as nossas emoções para que não entremos em pânico, mas com esperança aguardemos as respostas divinas.
“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6,7).

O salmista escrevendo acerca do justo, da pessoa que leva Deus a sério, que vive em comunhão e obediência a Sua vontade, e afirmou: “Ele não teme más notícias; o seu coração está firme, confiando no Senhor. O seu coração está bem firmado, ele não terá medo, até que veja cumprido o seu desejo sobre os seus adversários” (Salmos 112:7,8).

O justo não terá medo… Não entrará em pânico… Não ficará ansioso…
Mas, a pessoa que não leva Deus a sério, que vive afastada da comunhão com Ele e vive em desobediência a Sua vontade, ela não conhece a verdadeira paz. Ela vive em tribulação e angústia de alma, e vive procurando em vão a paz nos prazeres, no trabalho, nos bens materiais, na religião (um dos maiores obstáculos para o verdadeiro conhecimento de Deus), nas drogas etc.

Deus falou: “Eu crio o fruto dos lábios; paz, paz, para o que está longe, e para o que está perto diz o Senhor; e eu o sararei. Mas os ímpios são como o mar agitado; pois não pode estar quieto, e as suas águas lançam de si lama e lodo. Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus” (Isaías 57:19-21).

Concluindo, podemos afirmar que a verdadeira paz é fruto:
Do relacionamento com Deus, por meio da fé em Jesus Cristo – único e suficiente Senhor e Salvador.

“Porque ele (Jesus Cristo) é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz, e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade; e, vindo, ele evangelizou paz a vós que estáveis longe, e paz aos que estavam perto; porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito” (Ef 2:14-18);
Em Cristo, por causa da Sua morte pelos pecados e ressurreição dentre os mortos, há a remoção da inimizade (causada pelo pecado) contra Deus, e remoção da inimizade entre os seres humanos; em Cristo não vivemos sob a culpa e a angústia dos pecados passados, presentes e ou futuros. Cristo é a nossa paz.

Da vida em comunhão e obediência Deus..
Is 48:18 “Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! então seria a tua paz como um rio, e a tua justiça como as ondas do mar”.
Fp 4:9 “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz será convosco”.

A vida em comunhão com Deus e obediência a Sua palavra, faz com que dia após dia nos fortaleçamos Nele e na Sua graça, e dependamos Dele para o viver com bom êxito em todas as áreas e circunstâncias da nossa vida, e em todos os níveis de relacionamento;

Da mente focada em Deus e na Bíblia – palavra de Deus
Fp 4:8,9 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz será convosco”.

Sem nos alienar da realidade, a mente focada em Deus nos afasta do foco nos problemas, das fontes das angústias, e no Espírito nos foca com fé e esperança em Deus, em quem há plena sustentação e vitória. Nele há paz.

Conheça… Compreenda… Creia… Aproprie-se e viva segunda a verdade divina, e experimente da paz que só Ele pode dar.

Domingos M. Alves
Ribeirão Preto, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário