sábado, 9 de outubro de 2010

OREMOS POR NOSSOS PASTORES



O apóstolo Paulo escreveu: “Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam” (1 Ts 5:12). Quem são os que trabalham entre nós, nos presidem no Senhor e nos admoestam? A quem devemos acatar com apreço, amar e ter em máxima consideração?

Em suas notas a Bíblia de Estudo de Genebra explica que já nos primeiros dias da igreja cristã havia líderes encarregados do cuidado e supervisão espiritual. Hoje, são os pastores. O exegeta Marshall explica que, ao escrever esta passagem aos cristãos de Tessalônica, Paulo não se refere a três categorias diferentes de pessoas, mas a três aspectos do trabalho do mesmo grupo de pessoas. O ministério pastoral é um trabalho glorioso, mas nem sempre fácil...

Pastores são seres humanos que carecem da graça de Deus como quaisquer outros. Se há alguma prerrogativa distintiva sobre pastores, é o maior juízo que receberão (Tg 3:1). Amar e respeitar pastores é compreender que eles têm limitações. É ajudá-los a transcender suas imperfeições. É lembrar deles e chamá-los não apenas para resolver problemas, mas também para partilhar bons e agradáveis momentos.

Nós, seres humanos, tendemos a ser implacáveis quanto às falhas dos outros; mas Jesus nos ensinou a sermos misericordiosos como Deus é (Lc 6:36). Pastores falham. Sejamos misericordiosos diante das dificuldades de nossos pastores. Talvez, ao invés de odiá-los e criticá-los, possamos atender a súplica de Paulo, na mesma carta, alguns versículos adiante. Ele, um missionário, um evangelista, um pregador, um líder, um mestre e um pastor de almas, roga a seus destinatários: “Irmãos, orai por nós” (v 25). Se este grande homem de Deus pedia que se orasse por ele, oremos por nossos PASTORES!

Mensagem e foto: Rev. Oslei do Nascimento
Ministro presbiteriano-Londrina (PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário