sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O Apóstolo Paulo como resposta de oração

Foto: Orlando- Pedra da Onça - Itarana ES



Atos 16.9 “...passa à Macedônia e ajuda-nos”.

Paulo queria evangelizar na Ásia Menor na sua segunda viagem missionária. Ele e a equipe missionária já tinham estado ali. Certamente algo mais precisaria ser feito. A obra ainda precisava de expansão. Contudo, o Espírito Santo o impediu, levando-o à Europa. Assim Paulo e equipe foram forçados a mudar seu programa na Ásia por causa da intervenção do Espírito (Atos 16.6). Daí o grito macedônico: “Passa à Macedônia e ajuda-nos”. (Missões no Novo Testamento – Macedônia e confins da terra)


A nossa experiência missionária ou a frente de uma igreja, como em qualquer outra circunstância da vida secular, nos dá uma certa tranqüilidade sobre o que achamos que deve ser feito. Nós nos programamos para alguma viagem ou fazemos planejamento de algum programa para crescimento da igreja e certamente usamos nossa experiência e bom senso. Oramos pedindo direção a Deus e vamos lá...


Numa primeira leitura vemos Paulo tomando decisões que tinha segurança de tomar, 1- Vs. 1-3 Chamou a Timóteo para acompanhá-lo e ter a sua primeira experiência ao seu lado - quantos de nós não gostaríamos, hem? 2 - Vs. 4,5 ao passarem pelas cidades onde já haviam irmãos na fé, lhes recomendavam as decisões tomada pelos apóstolos em Jerusalém ( isso já era uma importante missão). 3- Nos VS. 6 e7 Eles tentaram ir até a Ásia e evangelizar - o Espírito Santo, de alguma maneira, os impediu. Depois tentaram ir para outra cidade, o Espírito de Cristo não lhes permitiu.


Fico a pensar qual era a atitude de Paulo quanto a esses impedimentos. Será que ele murmurava: “Num ta dando nada certo” ou “o inimigo esta atrapalhando”. O texto não nos diz, mas enfim resolveram descer para Trôade e ali a noite ele teve a visão,”... passa à Macedônia e ajuda-nos”. A obra que fazemos é divina, é para Deus, mas nós somos homens e podemos sim entender que é a vontade de Deus fazermos desse ou daquele jeito, por aqui ou por ali. Usamos a nossa experiência de vida, de ação, usamos o óbvio, a lógica e podemos até acertar, mas nada há como a direção mais perfeita e vindo de Deus. Muitas vezes usamos a nossa concepção de justiça, de direito e de autoridade, mas nem sempre vamos estar certos. Pv. 16.1 Ao homem pertencem os planos do coração; mas a resposta da língua é do Senhor. Um servo a serviço do reino de Deus sempre ficará feliz em ter um “impedimento” desses vindo pelo Espírito de Deus, e em razão de respostas aos clamores pedindo ajuda de Deus para salvação de almas e outras necessidades dos santos.


“Muitas vezes, uma área com um pequeno número de população cristã corre o risco de desaparecer se não houver uma ação missionária externa. Estatísticas têm demonstrado que há muitos lugares assim. Só discípulos e igrejas sensíveis ao Espírito Santo atenderão a esses clamores missionários! Você e sua igreja estão sensíveis ao Espírito para atender a esses clamores”? ( Atualidades 2004 - Temas Contemporâneos à Luz da Bíblia, pg.217,218)


V.10 E quando ele teve esta visão, procurávamos logo partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciarmos o evangelho.


Amados. Oro para que estejamos sensíveis ao Espírito Santo e sejamos movidos além de nossos interesses, pois que incessantes orações sobem aos céus pedindo socorro. Vemos nos versos seguintes que Paulo teve incessantes trabalhos e mesmo indo parar na prisão com Silas, até ali o Senhor mostrou a sua direção e PODER.
Quantas vezes, pastores, missionários e líderes bem intencionados, atravessam o caminho e a direção de Deus, simplesmente por não se dar tempo para escutar, ver, ser sensível a direção do Senhor, talvez por ela parecer fora do comum ou até mesmofora da nossa razão, mas se simplesmente nos rendermos aos pés do senhor que tudo sabe e pode, seremos abençoados em poder abençoar com nossas vidas de uma forma que não estávamos pensando ou querendo fazer.
Se você O chama de Senhor e tem orado, tem se consagrado, então sabe que a nossa maior missão é agradar o coração do PAI.
Meu abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário