segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A PAZ QUE EXCEDE TODO ENTENDIMENTO


A PAZ de Deus, aquela PAZ abundante que excede todo entendimento. Eu gosto muito, de citar dessa forma, você já deve ter percebido. De modo geral a paz significa ausência de conflitos, guerras, distúrbios sociais, coisas assim, mas quando eu escrevo desejando-lhe PAZ, eu estou querendo que você tenha PAZ mesmo se você estiver no meio de um redemoinho de confusões, de muito barulho, de conflitos, sabe como é?

É difícil isso, pode se dizer impossível se pensarmos olhando apenas para a situação desse mundo. Agora, creio que o Espírito Santo já esta te fazendo lembrar-se de textos da Bíblia que falam de PAZ e sabe de uma coisa?... é isso mesmo! Nós temos algo em comum, na verdade eu e você temos muitas coisas em comum, por isso é que nos escrevemos sempre, temos o PRÍNCIPE DA PAZ em nossos corações você concorda? Graças a Deus! Que bom isso!

Quando escrevo, PAZ QUE EXCEDE TODO O ENTENDIMENTO, logo dá para se ver que se você procurar racionalizar, buscar em livros, em filosofias (principalmente estas), em qualquer lugar você vai encontrar algo sobre paz e que ensine sobre como ter paz, mas falando da PAZ que excede eu falo de uma PAZ que vai além, além de tudo que se possa imaginar, então até o além é muito além. Aviso: não queira imaginar até onde vai esse além, rs.rs.rs.rs...apenas receba essa PAZ, a PAZ de Cristo, a PAZ do Senhor, a Paz que o mundo não pode lhe dar (João 14.27).

Abrindo um pouquinho só a possibilidade de conhecimento sobre PAZ, vamos falar sobre a palavra SHALOM= PAZ no hebraico e logo voltamos para finalizar.

* "Esta palavra é usada como uma saudação e modernamente significa bom dia, boa tarde, olá, em Israel.

Vejamos o significado da palavra em sua raiz original: Em hebraico, a palavra shalom vem da palavra shalem que significa paz, prosperidade, bem, saúde, segurança! Shalom significa muito mais do que ausência de guerra! Inteireza, integridade, harmonia e realização são idéias mais próximas do significado da palavra. Em shalom encontramos implícita a idéia de relacionamentos não abalados com outras pessoas e de desejo de sucesso às pessoas nas suas empreitadas.

Em suas ocorrências bíblicas, shalom está ligada ao resultado da aliança divina e é também o resultado da retidão. Em muitos casos descreve o estado de plenitude e realização, que é o resultado da presença de Deus!

Jesus, o Messias, filho de Davi é identificado como o Príncipe da Paz, aquele que traz prosperidade e retidão à terra! Portanto, saudar com Shalom! é também um desejo e uma ministração profética à vida daqueles que a recebem. Quando fazemos isto coincidentemente, é como se estivéssemos pedindo para aqueles a quem saudamos que venham sobre suas vidas: paz, prosperidade, integridade, retidão!

Um pouco mais sobre a Paz que vem de Deus.

Observamos, em primeiro lugar, que Shalom! é um cumprimento, na Bíblia e ainda hoje no Médio Oriente, na língua hebraica, sendo usado para estabelecer ou exprimir uma relação. Shalom, a paz, é eminentemente relacional e nunca se pode ter Shalom sozinho, é impensável ter paz enquanto o outro não a tem.

Verificamos também que a Bíblia documenta a tentativa humana de seguir a paz (a shalom no seu significado amplo) e ao mesmo tempo a incapacidade humana de conseguir e mantê-la. A última garantia para a paz não reside em instituições humanas, como se pensava e ainda hoje se pensa, mas sim, em Deus. Em Isaías 54:10 encontramos a promessa ao povo de Israel, que nos indica o caminho:

“As montanhas podem desaparecer, os montes podem se desfazer, mas o meu amor por você não acabará nunca, e a minha aliança de paz com você nunca será quebrada." É isso o que diz o Deus Eterno, que tem amor por você.

Também constatamos que esta shalom não foi apenas para os tempos antigos, para o povo de Israel. Ela nos foi estendida, prometida e assegurada.

“Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de Conselheiro Maravilhoso, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” Isaías 9:6

“Vocês conhecem a mensagem que Deus mandou ao povo de Israel, anunciando a boa notícia de paz por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.” Atos 10:36

"Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.” João 16:33

Estes textos nos mostram de forma clara que a paz, na sua forma completa - SHALOM, estabelecida por Deus, é possível, porém só por meio de Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Príncipe da Paz."

Pra terminar faço minha as palavras que Paulo escreveu em Filipenses 4.7 -
e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

Fica assim amado e amada, deixe-se guardar seu coração, seus sentimentos e desejos, pensamentos e todo seu ser nessa PAZ inefável.
Acrescente a isso tudo o meu abraço

Pr Souza

* www.shalomcampinas.com.br

Estou escrevendo também no Espaço Mispa http://www.missoeseufaco.vipradios.com/ passe por lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário