segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ISAQUE E O CORDEIRO DE DEUS


GEN.22.7- Meu pai! ...Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o sacrifício? 8- Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o sacrifício, meu filho. E os dois iam caminhando juntos.


Meditemos:

Pai e filho seguiam juntos, já na subida do monte Moriá o filho seguia carregando a "lenha para o sacrifício", amado/a percebe isto? O pai com seus passos pesados, pés cansados e olhar fito no monte, porém mais que isso, no seu espírito carregava uma certeza de que seu Deus, o Deus de Abraão, faria algo bom.

Este foi um dos grandes momentos proféticos que a Bíblia nos revela. O cumprimento, também aconteceu num monte, porém o Monte Calvário.

Algumas horas antes do desfecho final do cumprimento, não somente daquela experiência profética de Abraão e seu filho Isaque, mas de várias outras citadas no Velho Testamento, Jesus o filho de Deus, também se dirige ao PAI. Vejamos:

Mateus 26.36 - Então foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos discípulos: Sentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar.
37 E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu começou a entristecer-se e a angustiar-se.
38 Então lhes disse: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo.
39 E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. "... se possível passa de mim este cálice" foi a colocação de Jesus ao Pai, porém sem resposta.

Esta foi a grande diferença entre Isaque e Jesus. Isaque teve uma resposta esperançosa de seu pai e foi substituído pelo cordeiro que o Senhor proveu. “Jesus não teve resposta, por que ele era o próprio CORDEIRO, João 1.29- No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”..

Deus , o Pai nada respondeu a seu Filho, porque não podia mudar a situação, já havia determinado em sua Palavra que daria a seu próprio Filho para ser sacrificado pelos pecados da humanidade.

Somente o sacrifício de um JUSTO é suficiente no lugar dos injustos.

Jesus não ficou ali insistindo esperançoso por uma resposta do Pai, pois Ele é a nossa ESPERANÇA, e nem se achou injustiçado Filipenses . 2.6-8, mas como Isaque seguiu ao lado de seu pai obediente, Jesus também foi obediente, deixou-se mais tarde ser levado para o monte da crucificação.

Também como Isaque levou o madeiro para o próprio sacrifício. João 19.17,18. Jesus foi oferecido pelo seu Pai como o CORDEIRO SANTO E PERFEITO. Somente assim poderia trazer a reconciliação e nova vida a todos os que crerem (João1.12). Mas a todos quantos creram foram feitos filhos de Deus, a saber aos que crêem em seu nome.

No coração do pai Abraão havia obediência, no coração do PAI ETERNO, AMOR pela humanidade a ponto de oferecer em sacrifício seu próprio filho Jesus Cristo. (João 3.16). Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna.


FELIZ DIA DOS PAIS!

Meu abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário